A UNIÃO FAZ A FORÇA. A FORÇA, O TRABALHO. O TRABALHO OS RESULTADOS
Muitas vezes questionamos os porquês de sermos tão poucos. Tanto trabalho, tanto suor, tanta oração, tanta unção... E não crescemos (em números). Sempre os mesmos.
O que está acontecendo? O que está faltando?
Temos unção? Temos. Temos poder vindo de Deus? Sim. Oramos? Buscamos respostas na Palavra? Tudo isso nós temos e fazemos. Mas então, porque será que somos tão poucos? Por que não aumenta o número de jovens e adolescentes da Memorial?
Tenho algumas respostas pra isso:
1. Temos que nos humilhar diante de Deus dia a dia. Não basta apenas orar. Temos que CLAMAR;
2. Buscar na Palavra? Isso não basta. Temos que pedir do Pai entendimento do que Ele está falando para nós. Precisamos "engolir", literalmente, a Bíblia. Temos que ler e meditar na Palavra de Deus;
3. Realizar grandes programações? Ralar para fazer o melhor? Trabalhar incessantemente para que dê tudo certo? Eventos com nomes inovadores (Tô Fora, Água da Vida, Jovens.comvc, Memorial Pipoca, Fala Galera,...). Temos as ideias, temos as ferramentas nas mãos, temos a ajuda dos irmãos e das organizações,... Até aí tudo certo. Mas pra quem são os grandes eventos e as programações legais e inovadoras? Para mim? Pra você? Para o pastor ver que estamos atuando? Não. Temos que focar todo o nosso esforço intelectual, espiritual e físico em uma só pessoa. Ou melhor: em duas. Primeiro, em Deus. E depois, naquele que ainda não não conheceu a Cristo, como seu único Salvador.
Pronto! Com humilhação e prostração diante do Trono do Pai, com meditação na Palavra e com o foco em Deus e no perdido, aí sim, podemos começar a pensar no aumento numérico do Corpo de Cristo. Antes disso, vamos com calma. Vamos passo a passo, sem preciptações, sem questionamentos. Vamos trabalhar!
O que você tem feito pelo Memorial Jovem? Você tem executado aquilo que te veio às mãos, com garra e determinação? Antes de se perguntar os porquês de sermos tão pouquinhos, faça o melhor. Não depende só de mim ou de outra pessoa apenas. Mas sim de cada um de nós. Juntos! Se Deus te colocou algum cargo ou atividade dentro do Ministério, tome com as duas mãos e não perca tempo.
Somos poucos sim, mas uma coisa não pode nos faltar: a UNIÃO, a COMUNHÃO, o AMOR CRISTÃO. Sentimentos e atitudes que Deus depositou em nossos corações, através do sacrifício vivo de Jesus na cruz do Calvário.
Diante disso, você pretende trabalhar com qualidade? Você está disposto a, mesmo sem nenhuma responsabilidade nas mãos, oferecer seus dons e talentos? (E olha que precisamos de sua ajuda). Está pronto a pegar no arado?
Não aceito a juventude parada ou até mesmo realizando o trabalho do Senhor de qualquer maneira. O trabalho é de Deus.
Para finalizar, falta de tempo não é desculpa. Porque mora longe, muito menos. Faça o melhor e, naturalmente, cresceremos para a Honra e Glória de Deus.
Mas lembre-se: somos poucos, mas somos fortes. Apesar das guerras que enfrentamos.
Autor: Sem. Geraldo Vinícius (Diretor do Ministério Jovem IBMN) p.s.: texto redigido em 2009.
O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA?
Queridos, estamos vivendo dias de Carnaval. Dias em que milhares de pessoas zoam tudo. Bebem demais, fumam demais, se prostituem,... onde tudo é liberado.
Todos nós sabemos que Carnaval é a "Festa da Carne" e nós, como cristãos, somos, ou deveríamos ser, o oposto a isso tudo. Jovens lavados e remidos pelo sangue de Jesus. Mais espirituais e menos carnais.
Temos que vigiar e orar pois satanás está solto e querendo, ainda mais nesses dias, tragar pessoas e trazê-las para o seu lado: lado que leva ao pecado e, consequentemente, à morte física e espiritual.
Alguns estão aproveitando o Carnaval em retiros. E outros??? Por onde você tem andado??? Será que você tem se misturado com a "galera" e tem saído para pular o Carnaval, juntamente com a tribo do mal??? Tenho certeza que não.
Claro que você pode sair para passear, conhecer lugares e pessoas novas, ir à praia, ao clube, curtir com a sua turma,... Mas à noite, ao ivés de ir onde os foliões estão, se reúna com o seu pessoal e faça um culto diferente, bem legal, e reflita sobre o real significado do Carnaval, considerado por muitos como "O Maior Show da Terra". Use a sua imaginação!
Para ajudar, deixo uma passagem bíblica que servirá como pontapé inicial desse bate papo: Rm. 12:1-2.
Vamos lá!!! Eu sei que você é apaixonado por Jesus Cristo (esse sim é O CARA)
Autor: Sem. Geraldo Vinícius (Diretor do Ministério Jovem IBMN)
ADVOGADO FIEL
"...Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo." 1 João 2:1
Em qualquer tribunal, em toda parte do Mundo, nós verificamos sempre os mesmos protagonistas: o juiz, que é aquele que dá a sentença, ouvindo antes os dois lados: o da defesa e o da acusação. Temos também os advogados (de acusação e de defesa) e o réu, aquele que, diante os fatos apresentados, será condenado ou inocentado.
Se olharmos pelo lado espiritual também é assim. Alguém discorda? Há o Juiz Supremo, que nesse caso é Deus, há o diabo, que 24 horas por dia está ao nosso derredor, pronto a encontrar uma brecha para nos acusar, e também o advogado de defesa, uma vez que nós, por nós mesmos, não temos a menor condição de nos autodefender. Portanto, contamos com Jesus, o nosso Advogado Fiel.
O advogado de acusação, nesse caso o inimigo, se preciso for, rouba, mata e destrói, para sermos condenados. E Jesus? Você acha que para tê-lo como nosso Advogado Fiel não custou nada? Que foi de graça? Muito pelo contrário: foi caro, muito caro. Queridos, na verdade, foi o valor que nenhum dinheiro do Mundo é capaz de pagar: custou cada gota de sangue derramado, cada cuspe no rosto do Salvador, cada chute e soco. Custou também cada deboche e xingamento. Vou além: custou um cravo em cada mão, uma coroa de espinhos enfiada na cabeça do Rei dos Reis, e uma lança em seu coração. Custou a morte de Jesus na cruz do Calvário.
O interessante em toda essa estória é que quando entramos com uma ação na Justiça, nós é que pagamos os serviços daquele que irá nos defender. No âmbito espiritual, não! Quem pagou com a própria vida foi o nosso Advogado Fiel. Tudo isso foi pago para que eu e você pudéssemos ter ao nosso lado, nos defendendo de toda e qualquer acusação, não um advogado de porta de cadeia, como muitos dizem por aí, mas sim Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador.
Qual será a tua sentença? Qual será a minha sentença? Qual será a nossa sentença perante o grande Tribunal, na frente do grande Juiz e tendo de um lado o diabo e do outro Jesus? Será que temos agido conforme tem que ser: com honestidade, com simplicidade, com amor, com qualidades que vêm de Deus? Será que os nossos pensamentos, o nosso falar e o nosso agir servirão para sermos absolvidos ou condenados?
Autor: Sem. Geraldo Vinícius (Diretor do Ministério Jovem da Igreja Batista Memorial em Niterói)
APÓS A TEMPESTADE VEM A BONANÇA
"Certo dia Jesus subiu num barco com os seus discípulos e disse: “Vamos para o outro lado do lago.” Então eles partiram. Enquanto estavam atravessando o lago, Jesus dormiu. Um vento muito forte começou a soprar sobre o lago, e o barco foi ficando cheio de água, de modo que todos estavam em perigo. Aí os discípulos chegaram perto de Jesus e o acordaram, dizendo: “Mestre, Mestre! Nós vamos morrer!” Jesus se levantou e deu uma ordem ao vento e à tempestade. Eles pararam, e tudo ficou calmo. Então ele disse aos discípulos: “Por acaso vocês não têm fé?” Mas eles estavam admirados e com medo e diziam uns aos outros: “Que homem é este? Ele manda até no vento e nas ondas, e eles obedecem!" (Lucas 8:22-25) NTLH
Quantas e quantas vezes nos sentimos como em meio a uma tempestade, achando que o barco, nesse caso a nossa vida, vai afundar?
É em meio às adversidades e aos medos que provamos o quanto realmente somos cristãos. Pois é nesse exato momento que colocamos em prática, ou não, algumas atitudes bíblicas, como a tranqüilidade, a paz, a sabedoria, e por aí vai.
Em toda a minha vida eu já passei por situações pelas quais eu estava certo de que iria desistir e deixar o barco afundar, literalmente. E você, já? Creio que todos nós temos, pelo menos uma história pra contar...
“Um vento muito forte começou a soprar sobre o lago, e o barco foi ficando cheio de água, de modo que todos estavam em perigo...”. Até então os discípulos estavam certos de que nada iria impedir a fúria dos ventos e das águas. E reparem que Jesus estava com eles, bem ali pertinho... Nós também!!! Temos Jesus bem pertinho, dentro dos nossos corações, e por alguns instantes não nos damos conta disso, não é verdade?
“Mestre, Mestre! Nós vamos morrer!” Você se recorda daquela prova na escola ou aquele seminário da faculdade que fizeram as suas mãos ficaram encharcadas de suor? Se lembra da sua primeira entrevista de emprego. E quando você tocou pela primeira vez a bateria da sua igreja? É! Não é fácil mesmo. Pensamos: “será que eu vou conseguir? Será que vai dar certo?
Diante disso, temos que ter apenas uma certeza: a de que Jesus, com muita calma e com apenas uma palavra, faz com que toda a fúria se torne em mansidão.
Agora você pode até me perguntar: mas como? Sei de tudo isso, mas quando a situação aperta, já viu, né? Aí é que tá a fórmula mágica para que Jesus tome os remos nas mãos e conduza a sua vida conforme o Seu querer: FÉ.
Se em meio aos problemas do dia a dia você buscar o Salvador Jesus, de todo o seu coração e com total confiança, tudo dará certo. Pode ter certeza. É como se você estivesse diante de um precipício (com um morro de um lado e outro morro do outro lado), e você quisesse passar, e Jesus falar assim: “Meu filhinho, você tem razão. Não há como você passar para o outro lado. Então, apenas feche os seus olhos e deixe o seu corpo cair. Não, não se preocupe, você não vai despencar. Antes de você tocar um fio de cabelo seu naquele rio lá embaixo, Eu, o seu Senhor, estarei aqui, de braços abertos, a te segurar."
Então, não fique chateado ou até mesmo confuso ou preocupado, pois quando estiver diante do mar bravio ou a frente de leões ferozes, Jesus, com apenas uma palavra, pela sua, pela minha fé, te livrará de todo mal.
Autor: Sem. Geraldo Vinícius (diretor do Memorial Jovem) - Palavra pregada no Culto Jovem do dia 13/06
TÃO PERTO, TÃO LONGE
(Pv. 3:1,2 e Jo. 16:33)
Você já se perguntou porque acontecem certas coisas em sua vida? Dificuldade financeira, brigas familiares, depressão, tristezas,... E por aí vai.
Essas e outras situações ocorrem tanto para os crentes quanto para os incrédulos, e creio que na mesma proporção. Só há uma diferença, que por mais banal possa parecer para alguns, é uma realidade para todos. O incrédulo ou até mesmo aquele que está longe dos caminhos de Deus, ao vivenciar uma adversidade, não sabe como lidar e nem tampouco como resolvê-la. Por quê será?
É pelo simples fato dessa pessoa estar fora dos caminhos do Senhor. Ela não vai mais à igreja, consequentemente não lê mais a Bíblia e nem ora. Como dizia o saudoso Pr. Fanini: "Bíblia + Oração = Santificação".
Já o crente, apesar de suas limitações em meio ao turbilhão de problemas, sabe a quem recorrer, estando certo de que, Aquele que um dia deu seu único filho, Jesus, para morrer na cruz do Calvário pelos nossos pecados, é fiel e justo para ouvir o nosso clamor, estender as Suas poderosas mãos e nos conduzir pelo caminho da paz e da resolução de tudo aquilo que tem atrapalhado a nossa vida, na área humana e, principalmente e acima de tudo, nas questões espirituais.
E então? Vai ficar aí parado, esperando cair do céu aquilo que você tanto deseja conquistar? Ou você vai tomar uma posição, voltando para a igreja, para os braços do Pai, e deixar com que Ele retire, ao Seu tempo, cada pedra colocada em seu caminho?
A escolha é sua!
Eu!? Eu já fiz a minha: quero estar perto de Deus e longe, mais bem longe do pecado e das adversidades.
Deus abençoe!
Autor: Sem. Geraldo Vinícius (Diretor do Ministério Jovem IBMN)
No dicionário, Timidez é “caráter de quem é tímido; falta de coragem; insegurança; acanhamento; inibição”.
Se em alguma situação nos falta coragem, nos sentimos inseguros, aí sim; podemos dizer que somos tímidos.
Há, na Bíblia, vários casos de timidez: citarei apenas dois: o de GIDEÃO e o de JEREMIAS.
A Palavra de Deus em Juízes 6:2,3 e 11-15 diz assim:
(2-3) "Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam."
(11-15) "Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.Então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse:-- O Senhor está com você, poderoso guerreiro.-- Ah, Senhor, -- Gideão respondeu, -- se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: 'Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?' Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã.O Senhor se voltou para ele e disse:-- Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?-- Ah, Senhor, -- respondeu Gideão -- como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família."
Era dessa forma que Gideão se via. O menor. Sem importância alguma.
No livro de Jeremias 1:4-6 lemos: “A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:-- Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações. Mas eu disse: -- Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem.”
Todos conhecem muito bem essa história. O tímido se tornou um profeta ousado.
Vale dizer que a Timidez, assim como outros sentimentos, se equilibrada, não prejudica a sua vida. Mas a partir do momento em que você se deixa ser vencido por ela, tudo pára. A vida social pára, o seu Ministério pára,... Enfim! Você, ao invés de andar pra frente, progredir, acaba ficando para trás.
Será que é isso que você quer para a sua vida? Vou mais além: será que é esse o plano de Deus para você? Não! Deus não quer pessoas paradas, estagnadas, retrocedendo. Ele quer servos fiéis e valentes. Ele quer ver você, ao ser convidado para algum trabalho na igreja, dizendo “EIS-ME AQUI, SENHOR.”
Voltemos ao exemplo de Jeremias. O Senhor operou uma cura naquele rapaz, que se achava sem condições. A Bíblia nos relata isso: o antes e o depois.
“O Senhor, porém, me disse:-- Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, -- diz o Senhor.O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me:-- Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar.” Jeremias 1.7-10.
Só depois que o Senhor curou Jeremias de sua timidez, ele pôde ter autoridade espiritual para a vida e para o Ministério. Jeremias passaria toda a sua vida sendo rejeitado, sem a convicção do amor de Deus por ele, de sua chamada e de sua cura. Ele, com toda a certeza, não resistiria à pressão.
Espero que com esse breve e um pouco Tímido texto eu possa de alguma maneira ter ajudado você a dizer: “As coisas velhas já se passaram. Eis que tudo se fez novo.” (II Co. 5.17b).
Autor: Sem. Geraldo Vinícius - diretor do Min. Jovem da IBMN
TÍMIDO? EU ERA E NÃO QUERO SER MAIS.
No dicionário, Timidez é “caráter de quem é tímido; falta de coragem; insegurança; acanhamento; inibição”.
Se em alguma situação nos falta coragem, nos sentimos inseguros, aí sim; podemos dizer que somos tímidos.
Há, na Bíblia, vários casos de timidez: citarei apenas dois: o de GIDEÃO e o de JEREMIAS.
A Palavra de Deus em Juízes 6:2,3 e 11-15 diz assim:
(2-3) "Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam."
(11-15) "Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.Então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse:-- O Senhor está com você, poderoso guerreiro.-- Ah, Senhor, -- Gideão respondeu, -- se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: 'Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?' Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã.O Senhor se voltou para ele e disse:-- Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?-- Ah, Senhor, -- respondeu Gideão -- como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família."
Era dessa forma que Gideão se via. O menor. Sem importância alguma.
No livro de Jeremias 1:4-6 lemos: “A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:-- Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações. Mas eu disse: -- Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem.”
Todos conhecem muito bem essa história. O tímido se tornou um profeta ousado.
Vale dizer que a Timidez, assim como outros sentimentos, se equilibrada, não prejudica a sua vida. Mas a partir do momento em que você se deixa ser vencido por ela, tudo pára. A vida social pára, o seu Ministério pára,... Enfim! Você, ao invés de andar pra frente, progredir, acaba ficando para trás.
Será que é isso que você quer para a sua vida? Vou mais além: será que é esse o plano de Deus para você? Não! Deus não quer pessoas paradas, estagnadas, retrocedendo. Ele quer servos fiéis e valentes. Ele quer ver você, ao ser convidado para algum trabalho na igreja, dizendo “EIS-ME AQUI, SENHOR.”
Voltemos ao exemplo de Jeremias. O Senhor operou uma cura naquele rapaz, que se achava sem condições. A Bíblia nos relata isso: o antes e o depois.
“O Senhor, porém, me disse:-- Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, -- diz o Senhor.O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me:-- Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar.” Jeremias 1.7-10.
Só depois que o Senhor curou Jeremias de sua timidez, ele pôde ter autoridade espiritual para a vida e para o Ministério. Jeremias passaria toda a sua vida sendo rejeitado, sem a convicção do amor de Deus por ele, de sua chamada e de sua cura. Ele, com toda a certeza, não resistiria à pressão.
Espero que com esse breve e um pouco Tímido texto eu possa de alguma maneira ter ajudado você a dizer: “As coisas velhas já se passaram. Eis que tudo se fez novo.” (II Co. 5.17b).
Autor: Sem. Geraldo Vinícius - diretor do Min. Jovem da IBMN





